Pasta Americana

 

Pasta Americana

Olá pessoas, bem vamos falar desta pasta que muitos amam e outros chegam a odiar, mas a pasta quando bem trabalhada, respeitando as regrinhas que se exige, você não terá mais problemas com ela, vai bastar só usar a criatividade e treinar bastante!

Ingredientes

5 Colheres (sopa) de água

1 Colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor

1 Colher (sopa) gordura vegetal forno e fogão (ou margarina 70% de lipídeos)

1 colher (sopa) glucose (Tem que ser a Branca. “Karo” não serve.)

½ quilo de açúcar impalpável

Essência a gosto (eu uso uma colher  sopa de essência de coco, ou de amêndoas)

 

Modo de Preparo

 

Em um recipiente  coloque a água e adicione aos poucos a gelatina, tipo chuveirinho balançando a colher e deixando cair aos poucos, espere engrossar e leve ao microondas por 5 segundos até ficar liso e transparentes, sempre de 5 em 5 segundos. Acrescente a gordura vegetal, a glucose e leve ao microondas novamente só para amolecer a glucose.

Nesta etapa acrescento a essência e  a metade do açúcar impalpável e faço a MASSA MÃE que é a base para criar a PASTA AMERICANA .

Uma dica é: nesta etapa você pode embalar e congelar, para sempre ter uma MASSA MÃE já preparada.

Agora é a hora de dar ponto a  massa, pegue uma quantidade de massa mãe e vai sovando com o açúcar impalpável que sobrou até dar o ponto desejado. Deixe descansar embalado com um plastico e dentro de um recipiente bem tampado fora da geladeira, relembrando a sobra da sua MASSA MÃE pode ser congelada, faz e me conte como ficou sua Pasta Americana.

Vamos as DICAS:

Rachaduras:  Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras. Não use água!!! A água em excesso dissolve a pasta! Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa.

Re-utilização: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um pouco, bem pouco mesmo da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura. Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrario só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar e nem amido.

Aplicação: Presta atenção!!! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas.

Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. Não a coloque na geladeira.

Cuidado com a UMIDADE: a pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira (existe uma forma de levar a geladeira mas exige experiencia e técnicas que teriam que ser ensinadas em outro post.) Ela  muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chantilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro…). Tenha em mente que a pasta americana é “inimiga” da umidade.

Cola: Use Glacê real pois ele seca depois e não deixa a pasta “babando”.
***Atenção: Não use cola de cmc pois ela facilita a cultura de bactérias.

Espessura:Para abrir a pasta americana é necessário encontrar um local adequado para fazer isso, uma pedra de mármore ou um plástico grosso é sempre mais indicado. Use um rolo grande e lisa para trabalhar com a sua pasta, pois isso é o que vai conseguir o efeito esperado. Não abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mínimo 5mm para sustentar a decoração. Mas mesmo assim fica um pouco transparente, portanto se for usar pasta branca use algo para blindar que seja branco, como por exemplo GLACÊ REAL em ponto médio. (RECEITA)

Elasticidade: A pasta  precisa ser bem sovada para ficar macia e com uma boa elasticidade, eu faço um macete que aprendi para  que ela fique melhor de trabalhar. Pego 100 gramas de pasta tiro 30 gramas e acrescento 30 gramas de pasta elástica, algumas pessoas acrescentam a de flores. Faça um teste com as duas e escolha a que preferir. Fazes isto tona ela mas elástica e por tanto racha e quebra menos.

Treine bastante! Quem ainda não tem muita experiência com a pasta americana, mas deseja se tornar um expert deve treinar e para isso nada melhor do que contar com um bolo falso. Escolha um bolo falso de isopor do mesmo tamanho que você pretende que os seus bolos verdadeiros tenham. Passe uma camada fina de gordura vegetal no seu bolo de isopor antes de começar o processo. Abra a sua pasta e depois cubra o bolo falso, você pode retirar a pasta do bolo de mentira e refazer quantas vezes quiser. Quando se sentir seguro pode começar a cobrir bolos de verdade. No final do treino jogue a pasta usada fora e abra uma nova. É importante que a massa seja aberta na mesma grossura como um

Faça uma “trouxinha” de amido de milho para ajudar a polvilhar uma camada fina de amido. Para a hora de sovar ou abrir a pasta para usar cortadores, faz com que el anão grude.

Você vai precisar de:
– 1 Perfex
– 3 colheres de amido de milho
Como fazer:
1) Corte o perfex ao meio. Corte, também, uma tira de perfex para fazer o lacinho.
2) Coloque o amido de milho no centro do perfex.
3) Junte as pontas fazendo uma “trouxinha”. Feche fazendo um laço.
4) Está pronta para usar.
Caso tenha alguma dúvida aqui vai um vídeo ótimo mostrando como fazer.

Colorir  No caso de quem precisa de pasta colorida pode ser interessante comprar uma que já esteja tingida. Em geral pastas de cores como vermelha, azul marinho e preta é difícil de tingir em casa e chegar a cor desejada. Dessa forma a melhor solução é comprar a pasta já pronta.

Você pode colorir de 3 formas básicas
– Corante em gel: o método mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel é bom pois é muito concentrado e não “desanda” a pasta.
Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o à pasta, em várias partes não concentre em um só lugar para facilitar o trabalho. Sove bem até incorporar todo o gel, tingindo a pasta. Repita o processo até obter a cor desejada.
Para as cores claras deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado. É mais fácil arrumar uma cor super clara do que uma já escura.
Cores escuras como o preto, o vermelho, azul marinho e o marrom precisamos de uma quantidade maior de corante.
***Atenção: As cores se acentuam após 5 minutos em repouso portanto se você achar que já chegou perto da cor dê uma pausa antes de adicionar mais corante.
Faça anotações de como você chegou e tal cor  para que da próxima vez possa chegar bem próximo da cor baseado na sua experiência.
Tinja de uma vez só tudo o que você vai precisar para garantir a fidelidade da cor.
– Corante líquido: utilizado apenas com aerógrafos.
– Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores… existem apenas na versão em pó. O pó é insolúvel em água e não se incorpora a pasta. Para utilizá-lo devemos diluí-lo no álcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcoólica branca e aplicar com um pincel. O bom dessa técnica é que, devido ao uso do álcool, a tintura seca muito rápido.
É importante evitar o contato da pasta americana colorida com a luz, em especial a massa que foi tingida por você. Quando falamos em luz não nos referimos somente ao sol, mas também a luz elétrica, pois a cor acaba desbotando. As cores que tem mais facilidade para desbotar são a lilás e a rosa. É comum que a pasta roxa que fica em contato com a luz acabe ficando azul. Uma forma de evitar o contato da pasta com a luz é cobrindo a mesma com um pano ou um papel. Depois que o bolo estiver pronto continue com esses cuidados, guarde o bolo numa caixa bem fechada. Ninguém quer descobrir na hora do parabéns que o bolo mudou de cor.

Se gostou deixe seu comentário!

Lety Nobre

 

Receba Atualizações do BLOG, VÍDEOS, DICAS, RECEITAS, INDICAÇÃO DE CURSOS E MUITO MAIS

Dicas de Confeitaria Oficial

Website:

13 Comentários

  1. Thiena

    A gordura hidrogenada é a mesma que gordura vegetal?
    Em que parte coloco a glucose?

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Olá Thiena, obrigada pela observação, o texto já foi corrigido. Gordura vegetal e hidrogenada são sim a mesma. Bjin!

  2. ivanilda

    oi gostaria de saber qual a medida correta de ingredientes para cobrir um bolo de 3 andares.porque as veses falta pasta e outra sobra.Obrigada se você poder me ajudar ficarei eternamente grata.Bjs 🙂

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Olá Ivanilda, sua pergunta é um pouco difícil de responder pois cada pessoa abre a massa de espessura diferente o que resulta em quantidade diferente que varia de boleira para boleira. Faça o teste em um isopor ou vasilha no tamanho de seu bolo e depois veja quantidade que você usou. Espero ter ajudado. Bjin.

  3. Dayse

    Boa tarde Letícia, me ensine se puder uma receita de pasta para cobrir bolos que fique branquinha depois de seca. Eu uso a pasta americana mas não fica bran ca como glacê real. Te agradeço, grande abraço.

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Olá, basta tingir de branco sua pasta usado está receita ou a industrializada. Bjin!

  4. Laura Herbig

    Boa tarde uma preguntinha si fazo a pasta americana com tudo açúcar guardo fora de geladeira ? E cuanto tempo dura ?

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Guarda fora da geladeira, geralmente ela dura até endurecer se bem armazenada. Bjin!

  5. Suzany

    Essa pasta depois de chegar ao ponto pode ser conservada por quantos dias ? E qual a melhor forma de conservar ?

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      No texto tem estas informações. Bjin!

  6. nilda abadia da silva

    Oi o bolo depois de coberto com a pasta pode ficar na geladeira ? Obrigada. .
    Assim .. nilda abadia. .

  7. Oi! Tudo bem? Adoramos as dicas. Trabalho em uma empresa que fabrica alimentos saudáveis, dentre eles, o açúcar Light Dolce Vita. Gostamos tando das dicas que vamos publicá-las em nossas redes sociais, sempre levando o link do seu Blog, é claro. Parabéns! Acompanhe as nossas redes sociais! 😀 @dolcevitaacucarlight @dolcevitalight

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Olá! Muito obrigada! Vamos acompanhar sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *