Fouet

Hoje vamos falar deste objeto que eu particularmente acho uma gracinha, o FOUET, os meus quando não estão em uso servem de decoração em minha cozinha! Você sabe qual escolher? Como comprar? Sabe para que serve cada tipo de fouet

Talvez você já tenha pegado alguma receita que indicava o uso de utensílios que você não conhece. Como a culinária francesa é referência mundial, com certeza influencia no nome de muitos objetos da confeitaria e gastronomia.

Os Fouet ou batedor de arame, além de fofos, são a cara da riqueza.

Na imagem temos alguns modelos.

você já tinha observado a variedade que existe?

1. fios e cabo de inox
2. e 3. fios de silicone e cabo de inox
4. fios de inox e cabo plástico
5. fios de silicone e cabo de madeira
6. fios e cabo de inox (modelo com muitos fios)
7. fios de inox e cabo emborrachado
8. fios de inox e cabo plástico

Outro coringa da confeitaria! O fouet (pronuncia-se “fuê”) consegue injetar ar na receita ao mesmo tempo em que mistura os ingredientes, e por isso é o melhor utensílio para preparações que precisem de leveza e cremosidade como coberturas, cremes, chantilly, merengues, mousses, caldas, etc. Até no brigadeiro ele faz a diferença!

Eles podem ser de inox ou silicone. Os de inox são mais resistentes mas os de silicone têm a vantagem de não riscar panelas de teflon e outras superfícies anti-aderentes. Portanto, assim como as espátulas de silicone, o ideal é ter os dois tipos de fouet e de preferência em diversos tamanhos, para poder misturar receitas volumosas ou pequenas porções em recipientes pequenos.

Outra característica para levar em consideração é o número de fios do seu fouet. Quanto maior o número de fios, mais ar ele irá incorporar na receita trazendo maior leveza e volume, por isso é ideal para misturas bem leves. No caso de misturas mais grossas e cremosas a grande quantidade de fios atrapalha pois a mistura vai ficar toda “presa” dentro dele, então prefira o fouet com menos fios.

As dicas para comprar são:
• Escolha fouet que saem diretamente cabo, pois são mais duráveis e quebram com menos facilidade.
• Prefira os de aço inox, que são mais resistentes.

CurtirMostrar mais reações

Receba Atualizações do BLOG, VÍDEOS, DICAS, RECEITAS, INDICAÇÃO DE CURSOS E MUITO MAIS

Dicas de Confeitaria Oficial

Website:

2 Comentários

    • Dicas de Confeitaria Oficial

      Que bom que gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *