RECEITA DE COLOMBA PASCAL

COLOMBA PASCAL

Você sabia que a Colomba Pascal simboliza a paz para os italianos? O reino de Lombardia, que ficava ao norte da Itália, estava em guerra com o vilarejo de Pavia. Um padeiro paviano, resolveu fazer um pão doce com forma de pomba, com uma massa com muita manteiga e ovos, mais macia que o panetone, recheada com cascas de laranja cristalizadas, com cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolate aromatizado, apresentando decorações requintadas. O rei da Lombardia recebeu o presente, degustou e adorou. Resolveu, então, não invadir mais o vilarejo. Hoje, a Colomba Pascal é preparada principalmente na Páscoa, ou seja, tornou-se um símbolo também do Cristianismo.

Fonte: Site O Gastrônomo

Nossa receita de hoje foi gentilmente cedida por uma Cake Designer que faz parte de nosso grupo no Facebook, a Gisele Costa! Chega de conversa e vamos a receita!

COLOMBA PASCAL

Fermentação caseira :

3 cubos de fermento biológico fresco (45g)
½ xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Massa:

150 gr de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de essências de nozes e de manteiga
1 colher (sopa) de conhaque ou rum (pode substituir por essência de rum)
1 ovo inteiro
3 gemas de ovo
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de gotas de chocolate forneáveis ou
1 xícara (chá ) de frutas secas ou cristalizadas

Modo de preparo

Para a fermentação caseira, coloque todos os ingredientes em uma vasilha grande, misture, cubra com filme e deixe fermentar por 1 hora.

Então coloque os ingredientes da massa nesta vasilha pela ordem e vá misturando até que se obtenha uma massa lisa e enxuta.

Coloque as gotas de chocolate, ou as frutas, misture e transfira esta massa para forminhas de colomba (de pspel) ou única forma grande.
Deixe fermentar por 1 hora .

Cobertura crocante :

Ingredientes:

250 g de farinha de castanha (xerem triturado)

200 g de açúcar de confeiteiro

5 claras

30 amêndoas

Modo de preparo:

Junte o açúcar de confeiteiro à farinha de castanhas e adicione as claras, misture bem e cubra toda a superfície das colombas já descansadas por 1 hora, distribua as amêndoas sobre as colombas. Ponha as formas de papel, (já com a massa descansada) em uma forma de alumínio e leve ao forno quente (180º) por aproximadamente 40 minutos ou até que fique bem dourado.

Você pode cortar depois de frio e rechear com o recheio de seu gosto.

 

Gente o crédito é da querida que faz parte de nosso grupo no Facebook, a Gisele Costa! Quer conhecer o trabalho dela clique AQUI

Receba Atualizações do BLOG, VÍDEOS, DICAS, RECEITAS, INDICAÇÃO DE CURSOS E MUITO MAIS

Dicas de Confeitaria Oficial

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *