Chocolate

Chocolate. Estamos na semana da páscoa e ainda vejo muita gente com dúvidas quanto ao tipo de chocolate que deve usar para fazer suas casquinhas de ovos de páscoa.

Chocolates  podem ser uma ótima ideia tanto para quem adora presentear os amigos com guloseimas em datas especiais quanto para quem quer encontrar uma renda alternativa. Mesmo que você não seja mestre em confeitaria, pode obter belos resultados (e ótimos clientes!). Quer saber mais? Bem vamos em partes….

Antes de mais nada é preciso entender um pouco mais sobre sua matéria-prima: o chocolate! Nem sempre as embalagens de chocolates são claras com relação às verdadeiras características dos produtos, então pretendo tirar suas dúvidas principais.

Encontramos para comprar vários tipos de chocolates: chocolate puro, chocolate fracionado e chocolate hidrogenado. Cada tipo de chocolate atenderá uma função na cozinha.

Há diferenças no sabor, na qualidade e no preço. E, além disso, diferenciam-se na relação de gordura.! Não se preocupe! Ninguém precisa ser um expert em chocolates mas estas informações vão te ajudar bastante!

Você sabe a diferença do chocolate puro para o fracionado?

Cada tipo de chocolate possui uma função na cozinha, por isso, é tão importante conhecê-los.No Brasil, para o chocolate ser considerado puro é preciso que ele tenha no mínimo 25% de cacau. Esse chocolate também é conhecido como nobre ou “verdadeiro” chocolate, pois ele possui somente manteiga de cacau. É o mais saboroso e de melhor qualidade. Para trabalhar com o chocolate puro e para se obter brilho e textura é preciso usar a técnica de temperagem (ou choque térmico).Já o chocolate fracionado, na realidade, é uma cobertura de chocolate. Ele possui adição de gordura vegetal, que, geralmente, é o óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro, porém, não precisa passar pelo processo de temperagem. É indicado para banhar bombons, fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração.

Chocolate puro (ou chocolate nobre)

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro (ou chocolate nobre), chamado de o “verdadeiro” chocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate. Para trabalhar com o chocolate puro e para se obter brilho e textura, é preciso usar a técnica de temperagem (ou choque térmico).

Chocolate hidrogenado (cobertura)

Esse é o pior de todos em termos de qualidade  e de sabor. É o mais barato também. É indicado para moldar e rechear. Possui gordura vegetal e mais quantidade de gordura total. A gordura vegetal é da soja. Esse é aquele que as pessoas chamam de “chocolate parafinado”, “chocolate com gosto de manteiga”. Ou seja, chocolate classificado de forma geral como ruim, com gosto ruim, inferior. Os especialistas em confeitaria defendem que quem vai fazer um produto com qualidade deve evitar totalmente esse tipo de chocolate. Além disso, há rumores que esse tipo de chocolate faz muito mal para a saúde.

Chocolate fracionado (cobertura)

É considerado inferior ao chocolate puro, menos saboroso e possui menos qualidade. Esse tipo de chocolate possui adição de gordura vegetal. Geralmente, óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que o chocolate hidrogenado. Não precisa passar pelo processo de temperagem. É indicado para banhar bombons, assim que derretido em banho maria ou no microondas, fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração. Não é indicado de jeito nenhum para fazer trufas porque o sabor é muito inferior ao chocolate puro.

Tentei passar a informação da forma mais simples possível , espero que tenham gostado!

As marcas que mais uso é Sicao e Harald as duas marcas tem chocolate puro , hidrogenado e fracionado.

Quer mais dicas e receitas? Faça parte de nosso GRUPO.

Lety Nobre.

Receba Atualizações do BLOG, VÍDEOS, DICAS, RECEITAS, INDICAÇÃO DE CURSOS E MUITO MAIS

Dicas de Confeitaria Oficial

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *